05 June 2008

Ecologia: Grito da Terra, grito dos pobres" de Leonardo Boff

Vou partilhar convosco o texto de sugestão de leitura do livro " Ecologia: Grito da Terra, grito dos pobres" de Leonardo Boff, que me foi enviada por uma amiga querida, a Shandra.


"Este livro é uma reflexão sobre o frágil equilíbrio do universo e o rompimento com a aliança de fraternidade do ser humano para com a terra, pois que o homem destruiu seu sentido de re-ligação com todas as coisas, sentindo-se só, num universo considerado inimigo a ser submetido e domesticado.

Cf. Boff, o homem se coloca sobre as coisas ao invés de estar com elas na grande comunidade cósmica – por isso a terra está doente.

Segundo dados (2004) contidos neste livro:

Um bilhão de pessoas vivem em estado de pobreza absoluta; 3 bilhões têm alimentação insuficiente; 60 milhões morrem anualmente de fome. E mesmo, com todo este drama, a solidariedade entre os humanos é praticamente inexistente.

A vontade de tudo dominar, o sonho de crescimento ilimitado produziu o subdesenvolvimento de 2/3 da humanidade, levando isto à desintegração do equilíbrio ambiental.

Hoje, a terra se encontra em fase avançada de exaustão por causa da revolução tecnológica, da informatização e da robotização, que além de exaurir a nossa nave-mãe, ainda exclui, dispensa, trabalhadores.

Repetindo: Hoje a terra está gravemente doente. E Leonardo Boff (assim como muitos) questiona:

“A que clínica levá-la?

A que médico especialista?

Como curá-la?”

E responde:

As medicinas se encontram na própria Gaia, na Terra. E a cura vem do cuidado que cada membro da espécie humana , e ela como um todo, devotarem para com Gaia.

O autor ainda questiona:

Como foi possível chegarmos à situação atual de estado de guerra declarado entre o ser humano e a Natureza?

Por que regredimos ao invés de progredirmos rumo ao nosso próprio coração em sintonia com o coração de todas as coisas?

Somos, indiscutivelmente, uma civilização tecnológica, e isto quer dizer, que usamos o instrumento como forma de relacionamento com a Natureza.

“O ser humano se arroga uma posição de soberania, como quem dispõe a seu bel-prazer das coisas que estão ao alcance de sua mão ou do prolongamento de sua mão, de seu braço, de seu olho, de seu desejo que é o instrumento.”

O poder –dominação conspira continuamente contra a vida; se continuarmos em nosso modelo de civilização iremos ao encontro de um cataclismo planetário. Urge então, a mudança de rumo, para salvaguardarmos Gaia.

O texto de Leonardo Boff é um eco ao eco da Terra. Sejamos o eco do eco. Sintam estas palavras:

“Precisamos de uma nova experiência, de uma nova espiritualidade que permita uma nova re-ligação de todas as nossas dimensões com as mais diversas instâncias da realidade planetária, cósmica, histórica, psíquica e transcendental. Só então será possível o desenho de um novo modo de ser a partir de um novo sentido de viver junto com toda a comunidade global.”

O ser humano deve recuperar aquela inocência e aquele encantamento que nos reconduzirão ao caminho da paz ecológica universal.

Por isso, queridos humanos, necessário respeito, cuidado e reverência com todos os seres que habitam esta casa comum, a nossa nave, a grande-Mãe, Gaia, a Terra!"



:)Grata querida amiga Shandra "Snow Owl",


Ternura,


CosmicSwan

3 comments:

Anonymous said...

olá, darling...
necessário mesmo a conscientização e mudança de paradigmas -
permanecer nas velhas atitudes é inviável...
vôos rasantes
beijinho de sempre
Snow Owl

Cosmicswan said...

Alfazema.

Grata,

CosmicSwan

Anonymous said...

Such a nice blog. I hope you will create another post like this.