27 August 2015

Descontentamento












Porque estás descontente, e que há de mal no descontentamento?






 Evidentemente, estás descontente porque dizendo com simplicidade, queres Ser alguma coisa. Se és bom Pintor, pintas para te tornares famoso, se escreves um poema, sentes-te  insatisfeito por não o achares bom e lutas para melhorar a tua capacidade. Se és Religioso, segues o exemplo dos vários Santos e desejas alcançar o que eles atingiram. Desde cedo que nos dizem que devemos Ser bons ou melhores do que o outro, criados na base da competição, comparação, ambição e por isso temos a carga do descontentamento. Descontentamento é inveja; a nossa cultura religiosa e social está baseada na inveja. Estimulam-nos a Ser alguma coisa, para maior Glória de Deus. Por um lado, estimula-se o descontentamento e por outro encontrar meios e modos de dominar. Estando descontentes economicamente, socialmente, recorremos aos exemplos religiosos a fim de encontramos satisfação; meditas, praticas disciplinas, tiras cursos e procuras tudo para te livrares do descontentamento e ficares em paz.
 Desejas encontrar o Mestre certo, o Guru certo, a disciplina certa: e o que se encontras é uma gaiola que te asfixiará e destruirá; e esta destruição chama-se “ busca da verdade”…Isto é, queres satisfação permanente para não sofreres perturbações, descontentamento, não teres o desejo de investigar. 
Isto está a acontecer com todos nós e digo-te que é algo completamente fútil, sem significado. Seguir, imitar e obedecer a uma autoridade em assuntos religiosos é coisa má, assim como é má a tirania do governo porque não respeita a individualidade.

Actualmente não és individuo, e sim mera máquina de imitar, produto de certo meio cultural, um sistema educativo. És um corpo colectivo, não És um individuo, sendo isso muito óbvio. Todos são Hiduistas, Cristãos, isto ou aquilo, com certos dogmas, crenças que significa que são produto da massa. Por conseguinte, não és individuo. 

Precisas estar totalmente descontente para poderes descobrir. Mas a sociedade não deseja ver-te descontente, porque terás então vitalidade, começaras a inquirir, a averiguar, descobrir e consequentemente tornas-te perigoso para ela.
Infelizmente, o descontentamento de quase todos vós é baseado no desejo de satisfação, e no momento em que vos sentires satisfeito, desaparece o descontentamento.

(…)

Da Solidão a Plenitude, J. KRISHNARMURTI






No comments: